As Cordas Portuguesas estão de volta!
O serviço Cordas Portuguesas tem como grande objectivo servir de um ponto de encontro de informação, aprendizagem e conhecimento sobre os instrumentos de corda tradicionalmente portugueses, procurando transmitir e valorizar o seu testemunho a nível cultural e musical, contribuindo para a sua re-aprendizagem e eternidade na cultura portuguesa.
Eis os objectivos do fundador deste projecto:
“Nos dias de hoje existe informação sobre praticamente tudo com a existência da Internet. Foi através da música que consegui desenvolver-me pessoalmente enquanto criativo e editor de som, sobretudo na procura de criação de composições musicais. Existem vários programas de edição de música, acompanhados com samples e sons MIDI (Musical Instrument Digital Interface), que me ajudam a criar os mais diversos ambientes musicais. No entanto, para além disso, também procuro construir as minhas composições através de gravação e captação de instrumentos que toco fora do computador, como uma viola semi-acústica por exemplo. Influenciado pela cultura académica de Coimbra, e ao longo dos anos que permaneci nesta mesma terra, acabei por me tornar num coleccionador de instrumentos tradicionais, sobretudo instrumentos de corda. No entanto, apesar de tanta informação disponibilizada, por vezes sinto que não existem recursos suficientes, ou nem sequer encontro o conhecimento desejado para conseguir explorar ao máximo os instrumentos por que me interesso e compreendê-los. Assim, não só a minha dúvida pela compra e desejo do instrumento se intensifica, como levanta mais questões na sua utilização.
Desta forma, esta projecto surge com o objectivo de complementar essa necessidade, não só a minha, mas também daqueles que são interessados pela mesma área de investigação e que procuram os mesmos objectivos de compreensão de determinados instrumentos tradicionais, assim como as suas funcionalidades, como são pensados e desenvolvidos, a sua história, etc. Visto não existir um site on-line único que reúna todos estes assuntos e temas, com informações credíveis e organizadas, explicações bem estruturadas e imagens compreensíveis, tornou-se óbvio a construção de um, completamente novo e totalmente organizado para o público, sejam iniciados ou experientes.”
Pedro Raposeira